
Aldeia portuguesa. Crédito: Divulgação
Uma viagem pelas aldeias portuguesas
História, tradição e sabores se misturam em uma rota ainda pouco conhecida pelos brasileiros
Percorrer as vilas que deram origem a Portugal é se transportar até a Idade Média, experimentar a história, ver e sentir preciosidades do tempo, além de interagir com personagens que parecem ter saído de um livro. No centro do país, as doze Aldeias Históricas são recheadas de tradições e lendas.
Criada em 1991, a rede tem o objetivo de restaurar e promover lugares emblemáticos do país. Paisagens incríveis, castelos, sabores e aromas fazem deste roteiro uma experiência superespecial. Maria Alice Gabriel é quem recebe os turistas na entrada de Monsanto.
“Tem queijo fresquinho e marafonas da sorte”, avisa ela, com seus 92 anos, em pé na porta de sua loja, convidando os visitantes. Em Castelo Novo, o aposentado Carlos Bragança abre a casa para mostrar uma de suas relíquias: uma foto em que está ao lado de José Saramago, que percorreu algumas das aldeias portuguesas para o livro “Viagem a Portugal”, de 1981.
Cada um destes doze lugares apresenta histórias e características únicas. Em comum, há um povo simpático e acolhedor, animado para dividir memórias e tradições.
Em uma jornada repleta de cultura, gastronomia e natureza, a brasil já caiu na estrada para trazer o que há de melhor em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.