Um sismo de magnitude 4,7 foi registrado em Portugal. Crédito: IPMA/Reprodução

Um sismo de magnitude 4,7 foi registrado em Portugal. Crédito: IPMA/Reprodução

Terremoto de magnitude 4,7 sacode parte de Portugal e deixa brasileiros em alerta

Tremor causa susto quase seis meses após sismo de 5,3

17/02/2025 às 14:37 | 2 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

Um terremoto de magnitude 4,7 na escala de Richter sacudiu Lisboa e arredores, no início da tarde desta segunda (17). O evento sísmico ocorreu às 13h24, horário local, e causou sensação de tremores em várias áreas.

O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 14 quilômetros a Sudoeste de Seixal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que sofreu instabilidade em seu site por alguns minutos devido à alta procura de informações.

O tremor, que durou poucos segundos, foi sentido por muitos moradores da capital portuguesa, mas não causou danos significativos. 

Terremoto em Portugal: o que fazer em caso de tremor

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima no concelho de Almada e Sesimbra. Se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados”, informou o instituto.

O evento gerou momentos de apreensão, especialmente entre aqueles que não estão habituados com tremores. Em relatos enviados à redação da BRASIL JÁ, brasileiros que vivem em Portugal descreveram a experiência.

Gabriela Luiza Borges, de 27 anos, brasileira de Anápolis, Goiás, que vive em Charneca da Caparica, relatou a sensação de pânico:

Foi a primeira vez que eu senti. Da última vez eu senti, mas foi assim... Nem acordei. Eu senti como se a cama tivesse tremendo. Dessa vez, estava eu e meu marido acordados e tudo começou a tremer. Eu fiquei tipo assim: meu Deus, não tem o que eu posso fazer, disse Gabriela.

Ela, assim como mais pessoas ouvidas pela reportagem, disse que nada em casa foi danificado —geralmente, magnitudes menores que 5,5 não são suficiente para causar estragos. 

Beatriz Costa, de 31 anos, moradora de Alcântara, em Lisboa, disse que descansava na sala de casa quando a terra começou a tremer.

Eu estava em casa descansando na hora do almoço, sentada no sofá, e do nada senti ele tremendo, junto com a televisão. Entrei nos grupos de WhatsApp e vi um monte de gente comentando que sentiu o tremor também. Foi aí que caiu a ficha de que tinha sido terremoto de verdade.

Beatriz comparou a sensação com o tremor ocorrido no ano anterior, quando não sentiu nada, apesar de também estar em casa. “Desta vez, acordada, percebi na hora, mas só entendi o que era minutos depois”, disse.

Embora o tremor tenha sido só um susto momentâneo, o evento é um lembrete da atividade sísmica em Portugal, que tem um histórico de tremores, como o sismo de 5,3 na Escala Richter que ocorreu em 26 de agosto de 2024

Portugal, particularmente a região do Algarve e a área ao redor de Lisboa, já vivenciou tragédias no passado, o que exige da população local certo preparo relação a esses fenômenos naturais.

SAIBA MAIS: Pior terremoto em Portugal, em 1755, causou tsunami que atingiu a costa brasileira

A principal recomendação para os residentes é manter a calma e seguir as orientações das autoridades em situações de sismos.

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens