(Arquivo) Bolsonaro (à esquerda) e Ramagem em julho de 2019. Crédito: Carolina Antunes, Presidência da República

(Arquivo) Bolsonaro (à esquerda) e Ramagem em julho de 2019. Crédito: Carolina Antunes, Presidência da República

Quem é Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin e amigo dos Bolsonaro

Há quatro dias, o ex-delegado da Polícia Federal foi alvo de operação que investiga o aparelhamento da Abin

29/01/2024 às 17:33 | 2 min de leitura | Brasil
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

Sob a gestão de Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem Rodrigues foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cuja instrumentalização durante o governo do ex-presidente é atualmente investigada pela Polícia Federal (PF) do Brasil.  Nesta segunda (29), a corporação deu mais um passo em direção ao que chamou de núcleo político e aparelhamento da Abin durante o governo passado. Dessa vez, o filho 02 do ex-presidente, Carlos Bolsonaro, foi um dos alvos da polícia. 

Há quatro dias, o principal alvo da PF foi justamente Alexandre Ramagem. Ex-delegado da Polícia Federal, Ramagem chegou a ser nomeado por Jair Bolsonaro para ser o chefe da corporação. Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a indicação. O pedido para que ele não fosse empossado partiu de partidos políticos de oposição. O principal argumento era a proximidade de Ramagem com a família Bolsonaro.

Nas últimas eleições, em 2022, quando Bolsonaro perdeu a corrida pela Presidência para Luiz Inácio Lula da Silva, Ramagem, então com 50 anos, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo Partido Liberal - a mesma sigla a que hoje Bolsonaro é filiado. 

Ramagem foi chefe na Abin entre julho de 2019 e março de 2022.

Proximidade com os Bolsonaro

O começo da carreira de Ramagem foi em 2005, mas foi em 2018 que ele se aproximou da política. O ex-policial comando a equipe de segurança do então candidato Jair Bolsonaro nas eleições que elegeriam o ex-presidente para o Palácio do Planalto. Ramagem assumiu o posto depois que Bolsonaro foi vítima de um atentado com fava em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. A partir de então, a proximidade com o clã se consolidou. 

A relação se estreitou a ponto de, no réveillon de 2019, Ramagem ter passado a virada de ano com Carlos Bolsonaro, filho  02 do então presidente. O próprio Jair Bolsonaro afirmou que o ex-delegado havia passado dois meses na casa do clã. Dormia na casa da vizinha, tomava café comigo, aí tirou fotografia com todo mundo. Foi no casamento de um filho meu", declarou, à época, o ex-presidente. 

Essa proximidade dos Bolsonaro gerou incômodos dentro da própria PF. Delegados da corporação comentaram que era preciso deixar evidente que a polícia não se tratava de um órgão de inteligência, como a Abin. Ou seja, que não está a serviço de um governo, mas sim do Estado. 

Deixando claro: a PF, afirmavam os delegados, se trata de órgão de polícia judiciária da União, que faz investigações a pedido do Poder Judiciário. 

Leia mais:

Polícia do Brasil avança sobre serviço secreto ilegal de ex-presidente


Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens