João Rui Ferreira, secretário de estado da Economia, em 16 de dezembro de 2024. Crédito: Estela Silva, Lusa

João Rui Ferreira, secretário de estado da Economia, em 16 de dezembro de 2024. Crédito: Estela Silva, Lusa

Exclusivo

Portugal sabe das dificuldades de investidores brasileiros, afirma secretário de Economia

João Rui Ferreira admitiu que pequenos e médios empresários enfrentam obstáculos e disse que soluções a curto prazo são estudadas

07/02/2025 às 08:00 | 2 min de leitura | Negócios
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Em entrevista à BRASIL JÁ, o secretário de Estado da Economia de Portugal, João Rui Ferreira, admitiu que pequenos e médios empresários enfrentam dificuldades no país, incluindo as barreiras burocráticas e não alfandegárias —e elas impactam diretamente o mercado. 

Ferreira afirmou saber da importância das pequenas empresas e startups e garantiu que o governo português tem se esforçado para tornar o ambiente de negócios mais acessível e simplificado.

BARREIRAS: Desafios alfandegários na Europa

Segundo Ferreira, que tem o cargo equivalente ao de ministro no Brasil, é prioridade para o governo português simplificar processos e desburocratizar a vida dos empresários, grandes ou pequenos, e das pessoas que chegam para investir. 

Temos identificado barreiras e problemas específicos enfrentados pelos empresários, particularmente relacionados a startups e pequenas empresas. O foco é atuar sobre esses obstáculos para tornar a vida das empresas mais simples, afirmou. 

Entre os desafios apontados pelos empresários brasileiros que atuam em Portugal estão barreiras não alfandegárias, como exigências nem sempre claras sobre a rotulagem, lentidão na liberação de cargas e o não reconhecimento da capacidade técnica de órgãos fitossanitários brasileiros, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

ALOYSIO NUNES: Os custo Europa

Sem comentar casos específicos, Ferreira disse que o governo está ciente das dificuldades enfrentadas pelos investidores brasileiros e afirmou que está comprometido em oferecer soluções no curto prazo. 

Foco em startups e inovação

Para Ferreira, as startups podem desempenhar importante papel nas relações comerciais entre Brasil e Portugal. 

“Estamos a trabalhar com o Startup Portugal, um organismo que nos ajuda a identificar problemas e a formular políticas públicas para facilitar a atuação dessas empresas”, explicou. 

Ele destacou que muitas dessas startups, incluindo as lideradas por brasileiros, têm potencial para crescer rapidamente e se tornar grandes players no mercado. 

O secretário disse ser importante o esforço conjunto entre os governos português e brasileiro para criar um ambiente mais propício para negócios. 

Ele afirmou estar otimista para a implementação de mudanças significativas: “Acreditamos que os resultados concretos começarão a aparecer já em 2025. 

Para João Rui Ferreira, o caminho para superar o chamado “Custo Portugal” envolve diálogo, adaptação das políticas públicas e colaboração entre empresários e autoridades. 

E acrescentou que há iniciativas voltadas à simplificação e ao apoio a pequenas empresas por parte do governo português para atrair mais empreendedores e fortalecer a presença brasileira no país, promovendo um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível. 

MAIS:

Desafios e oportunidades para brasileiros que buscam empreender em Portugal

Comércio de alta tecnologia entre Brasil e Portugal cresce

Portugal exportou mais para o Brasil

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens