País tem 59,4 mil titulares de proteção temporária Crédito: Acnur

País tem 59,4 mil titulares de proteção temporária Crédito: Acnur

Portugal recebeu 2 600 pedidos de asilo em 2023

A maioria das pessoas é oriunda de Gâmbia, Afeganistão e Colômbia, segundo a Agência da ONU para os Refugiados, a Acnur

13/06/2024 às 14:35 | 1 min de leitura | Direitos Humanos
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Portugal recebeu cerca de 2 600 novos pedidos de asilo no ano passado, sendo a maioria oriundos de Gâmbia, Afeganistão e Colômbia, revelou nesta quinta (13) a Agência da ONU para os Refugiados, a Acnur.

“No final de 2023, existiam em Portugal cerca de 1 300 requerentes de asilo, 3 800 refugiados e beneficiários de proteção subsidiária e 59 400 titulares de proteção temporária”, listou a organização no relatório de tendências globais de 2024.  

Nos últimos anos, cerca de 75% dos novos pedidos de asilo foram apresentados dentro do território português e 25% na fronteira aérea, principalmente no aeroporto de Lisboa.

Ainda segundo a Acnur, em 2018, vinte anos depois de encerrar os seus escritórios no país, o Acnur restabeleceu presença em Portugal.

A Acnur em Portugal se centra na advocacia e no apoio a autoridades e instituições não governamentais na proteção aos refugiados. Também fornece formação, apoio técnico e aconselhamento em questões de asilo e refugiados.

Com Agência Lusa

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens