Grupo de pessoas enquanto aguardava o restabelecimento da luz em Lisboa. Crédito: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Grupo de pessoas enquanto aguardava o restabelecimento da luz em Lisboa. Crédito: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O que pode ter causado o apagão em Portugal e Espanha?

Interrupção no fornecimento de energia atingiu trens, semáforos, internet e caixas eletrônicos

30/04/2025 às 10:05 | 1 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

Portugal, Espanha e até partes da França enfrentaram, na última segunda (28), um dos maiores apagões já registrados na Europa, paralisando o transporte público, o acesso à internet e até sistemas básicos como caixas eletrônicos e semáforos.

Mais de 10 horas depois, a energia começou a ser restabelecida gradualmente, enquanto autoridades europeias investigam as causas da falha.

A empresa espanhola Red Eléctrica, operadora da rede elétrica na Espanha, descartou inicialmente a hipótese de um ataque cibernético, mas a Suprema Corte espanhola abriu uma investigação formal.

O próprio primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que não se pode descartar completamente essa possibilidade.

A União Europeia também anunciou que vai investigar o caso em profundidade.

SAIBA MAIS:

O que causou o apagão?

De acordo com dados da Red Eléctrica, dois incidentes no sistema solar do sudoeste espanhol provocaram uma queda abrupta na geração de energia, o que desestabilizou a rede elétrica e colapsou a interconexão com a França.

Portugal, que estava importando eletricidade da Espanha naquele momento, foi diretamente afetado.

Em apenas cinco minutos —entre 12h30 e 12h35 (horário local)—, a geração solar caiu de mais de 18 GW para apenas 8 GW, sem que houvesse mudanças climáticas ou tempestades envolvidas.

A perda de energia não foi compensada a tempo por outras fontes, e a instabilidade no sistema europeu, que depende de equilíbrio constante na frequência elétrica (50 Hz), provocou uma reação em cadeia.


(Com Agências)

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens