A publicação procura promover a diversidade e a descentralização, destacando estabelecimentos em todas as regiões do país. Crédito: Freepik.

A publicação procura promover a diversidade e a descentralização, destacando estabelecimentos em todas as regiões do país. Crédito: Freepik.

Estes são os melhores restaurantes e hotéis de Portugal em 2025, segundo o Guia Boa Cama Boa Mesa

Cerimônia do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 distingue 73 projetos entre alojamentos e restaurantes em todo o país

06/05/2025 às 14:02 | 5 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Em sua 22ª edição, o Guia Boa Cama Boa Mesa voltou a premiar os melhores representantes da hotelaria e da gastronomia portuguesa, numa cerimônia realizada em Coimbra que reuniu nomes consagrados e novas promessas. 

O grande destaque da noite foi Pedro Lemos, eleito Chef do Ano 2025. O seu restaurante, no Porto, também foi duplamente distinguido com o Garfo de Ouro e o Prêmio Revelação.



Ao todo, foram atribuídos 40 Garfos e 33 Chaves — símbolos de excelência na restauração e na hotelaria — em categorias de Platina, Ouro e Prata. Além disso, foram entregues os prêmios especiais de Carreira, Sustentabilidade, Revelação e Personalidade Revelação, reconhecendo projetos inovadores e consistentes de norte a sul do país.

Prêmios especiais

Nuno Diniz recebeu o Prêmio Carreira pela sua longa trajetória dedicada à gastronomia. O reconhecimento pelo compromisso ambiental ficou com Leonel Pereira, do restaurante Check In by Leonel Pereira, em Faro, distinguido com o Prêmio Sustentabilidade na vertente Mesa. No setor hoteleiro, o Craveiral Farmhouse, em Odemira, foi o destaque na vertente Cama.

Os Prêmios Revelação de 2025 celebraram o dinamismo e inovação no setor: além de Pedro Lemos, na categoria Mesa, o Viceroy at Ombria Algarve, em Loulé, foi o vencedor na categoria Cama.

Na categoria Personalidade Revelação, destacaram-se João d’Eça Lima, do restaurante Xisto na Louçainha (Penela), e Márcia Vilar, do Story Studio Sortelha (Sabugal), pelas suas contribuições nas vertentes Mesa e Cama, respectivamente.

Garfos e Chaves: os melhores de Portugal

Na vertente Boa Mesa, os premiados com Garfo de Platina, a mais alta distinção, foram Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Vila Joya (Albufeira) e Vista Restaurante (Portimão).

Entre os Garfos de Ouro, figuram nomes como Alma (Lisboa), A Cozinha por António Loureiro (Guimarães), Ocean (Lagoa), Mesa de Lemos (Viseu), Cozinha das Flores (Porto) e o próprio Pedro Lemos (Porto), que subiu de categoria em 2025.

Os Garfos de Prata destacaram estreias e confirmações de norte a sul do país, incluindo A Lúria (Tomar), Desarma (Funchal), Maré – José Avillez (Cascais), e Alameda (Faro), entre outros.

Na vertente Boa Cama, seis alojamentos foram distinguidos com Chave de Platina: Areias do Seixo (Torres Vedras), Herdade da Malhadinha Nova (Beja), São Lourenço do Barrocal (Reguengos de Monsaraz), Six Senses Douro Valley (Lamego), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Vita Parc (Lagoa).

Entre os estabelecimentos com Chave de Ouro, estão clássicos como Ritz Four Seasons Hotel (Lisboa), Sublime Comporta (Grândola) e Penha Longa Resort (Sintra), além de novidades como The Reserve (Funchal).

Já as Chaves de Prata foram atribuídas a hotéis de várias regiões, incluindo o Bairro Alto Hotel (Lisboa), H2otel (Covilhã), Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Sabrosa), Santa Bárbara Eco Beach Resort (Ribeira Grande), e Vinha Boutique Hotel (Vila Nova de Gaia).

Os critérios do Guia

Os jornalistas do Boa Cama Boa Mesa percorreram centenas de quilômetros em Portugal ao longo de um ano, visitando quase mil espaços, sendo 411 alojamentos e 588 restaurantes, para elaborar a edição de 2025.

Na avaliação dos alojamentos, os critérios incluíram arquitetura, decoração, atendimento, serviços e sustentabilidade. No setor de restaurantes, foram analisados elementos como qualidade da comida, conceito, carta de vinhos, serviço, produto e impacto na região onde o projeto está inserido.

Vencedores das principais categorias do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025

PRÊMIOS ESPECIAIS

Chef do Ano: Pedro Lemos
Prémio Carreira: Nuno Diniz
Sustentabilidade (Mesa): Check In by Leonel Pereira – Faro
Sustentabilidade (Cama): Craveiral Farmhouse – Odemira
Revelação (Mesa): Restaurante Pedro Lemos – Porto
Revelação (Cama): Viceroy at Ombria Algarve – Loulé
Personalidade Revelação (Mesa): João d’Eça Lima (Xisto – Penela)
Personalidade Revelação (Cama): Márcia Vilar (Story Studio Sortelha – Sabugal)

GARFO DE PLATINA

Belcanto – Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova – Matosinhos
The Yeatman – Vila Nova de Gaia
Vila Joya – Albufeira
Vista Restaurante – Portimão

CHAVE DE PLATINA 

Areias do Seixo – Torres Vedras
Herdade da Malhadinha Nova – Beja
São Lourenço do Barrocal – Reguengos de Monsaraz
Six Senses Douro Valley – Lamego
The Yeatman – Vila Nova de Gaia
Vila Vita Parc – Lagoa

*Com informações do Expresso

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens