Apesar do tempo fechado e com alertas de inundações em algumas regiões do país, não desanime. Fique atento às orientações das autoridades, aproveite o fim de semana e vamos torcer para melhorar.
A inauguração se celebrará com três dias de eventos e atividades comemorativas de música, poesia e obras de arte comentadas, com entrada gratuita para o público. O horário é entre 10h e 19h, no sábado, no domingo e na segunda.
O Macam é composto por quatro galerias, duas delas no edifício histórico e outras duas no novo edifício, cuja fachada é revestida por azulejos tridimencionais inspirada na tradição da azulejaria portuguesa.
A exposição permanente chama-se “Uma coleção a dois tempos” e a ideia da direção é abrir a coleção a artistas de “outros horizontes geográficos”, como África, Oriente e América Latina.
Mais arte
O fotógrafo brasileiro Daryan Dornelles estreia “Retratos” neste sábado (22), no Porto. No trabalho vê-se o encontro em diálogo quase hipnótico entre o artista e o sujeito.
Para Magda Pinto, curadora da exposição, há “um espaço onde identidade e alteridade se confundem, transformando o ato de ver o outro num reflexo de autodescoberta”.
Daryan Dornelles é um dos nomes mais respeitados na fotografia de retratos contemporânea e tem sua carreira registros de artistas, músicos e personalidades de Portugal e do Brasil.
Eliades Ochoa, estrela do Buena Vista Social Club, se apresenta com banda em Lisboa. O guitarrista e compositor é considerado um dos artistas mais celebrados da música cubana e, aos 78 anos, volta a Portugal numa noite imperdível para os amantes da música latina.
Em seu mais recente álbum, Guajiro ("Camponês"), de 2023, Ochoa reafirma o seu lugar como um dos mais autênticos representantes da música cubana.
O disco celebra as suas raízes ao misturar o tradicional com o contemporâneo. Ao longo da sua carreira, o artista lançou nove álbuns solo, recebeu quatro Grammy Latinos e foi indicado ao Grammy com o projeto Afrocubism em 2010.
Um cenário medieval, tal como em contos de fadas, e um festival de chocolate ao mesmo tempo. Essa combinação estará na bucólica Óbidos, de 21 de março a 6 de abril, na 21ª edição do Festival Internacional de Chocolate.
Um verdadeiro paraíso dos gulosos e fãs da iguaria com vários tipos do doce. Este ano, o tema escolhido foi “Ciência” e o objetivo é explorar a relação entre o setor científico e o chocolate, tendo em conta a transformação do cacau.
A programação terá a presença de chefs nacionais e internacionais, como Bruno Santos, Joel Simões e Jordi Farrés, que vão criar esculturas de chocolate. Haverá sessões agendadas de workshops para crianças e adultos e showcookings.
O percurso cinematográfico do cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai estar em foco no Batalha Centro de Cinema, no Porto, já neste sábado (21).
O que promete ser a mais completa retrospectiva dedicada à sua obra em Portugal, “A Paixão de Almodóvar” homenageia o icônico cineasta espanhol, reconhecido como um dos mais influentes do cinema contemporâneo.
Pedro Almodóvar tem 45 anos de carreira como diretor, ator e argumentista, construiu uma filmografia importante como: “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, “Negros hábitos”, “Carne trémula”, “Saltos altos”, “Tudo sobre a minha mãe” ou “Volver”.
Com um estilo inconfundível, os seus filmes exploram temas como sexualidade, identidade, relações humanas e a força do feminino, muitas vezes temperados com humor irreverente e melodrama.
Um necessário e emocionante musical que conta a história de Pocahontas, celebrando a força, coragem e o entendimento intercultural. No palco além dos atores alguns músicos da banda e coreografias com uma mensagem importante.
“Pocahontas - O Musical” é um espetáculo que reflete temas urgentes, como a luta contra a xenofobia e o racismo e a promoção do respeito entre culturas e da aceitação das diferenças.
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.